«

»

nov 30 2012

A ceia de réveillon ou ano novo, calculando a comida e bebida com dicas

 

 

Para montar o menu esteja atento ao gosto dos convidados. Quanto mais diversificado for o cardápio, maior a chance de agradar a todos.

Evite a linha gordurosa de canapés e aposte em algo mais leve, como mozarela de búfala, palmito fresco, ervas finas e carnes brancas.

Se estarão presentes muitos jovens, o ideal é evitar aves raras, como pato, e optar por boas massas, que sempre fazem sucesso.

Abuse das saladas verdes, com folhas diversas, frutas e legumes.

Evite molhos à base de alimentos que pereçam com facilidade, como a maionese.

 

Dicas da ceia de sua Festa de Réveillon e cálculo de quantidade.

Abuse de um cardápio com pratos leves e até frios, musses geladas, peixes e frutas. Para a ceia reserve um espumante, champagne gelado ou vinho branco seco. Como geralmente a ceia dura até tarde, é sempre simpático preparar um belo café da manhã.

O brinde é muito importante e requer atenção. Nunca brinde de copo vazio. Se existirem muitos convidados, apenas erga sua taça sem tocá-la nas demais. O toque se emprega apenas em situações com pouquíssimos convidados.

Complementar seu cardápio com um menu mais supersticioso, como pratos de lentilha, romã, ou comer 12 uvas à meia-noite. Roupa branca é bem-vinda, mas não obrigatória.

Calcule as Quantidades

Para cada 100 pessoas, calcule em média uma caixa de uísque.

Para cada 3 pessoas, compre uma garrafa de vinho branco, pro seco ou champanhe. Para cada 3 pessoas, calcule uma caixa de cerveja em lata.

Para cada 50 pessoas, uma caixa de vinho tinto e cinco a seis garrafas de licor, uma de cada tipo.

Esta regra vale para 80% das festas. Para fazer as compensações, vale o bom senso do anfitrião e o quanto ele conhece do gosto de seus convidados.

Se já se sabe que uísque é a bebida preferida, compre menos vinho, por exemplo. Em festa de réveillon e natal, a cerveja costuma ser menos consumida.

400g de comida por pessoa é o suficiente. Se você quiser que o cocktail dure mais do que o jantar, calcule 250g para o cocktail e 150 para o jantar.

Se quiser dar ênfase ao jantar, 100g para o cocktail e 300g no jantar.

Para os doces, calcule duas porções de sobremesa e 3 a 5 docinhos por pessoa.

Sugestões Cardápio de Réveillon

A ceia de Ano Novo é cheia de superstições. Com pratos que, por toda parte, simbolizam saúde e bem-aventurança. Deve-se comer mel em forma de doces, ou acompanhando pratos salgados – que adoça o ano que vem chegando. Grãos, especialmente lentilhas e grão-de-bico – que trazem prosperidade.
E frutas secas, como ameixa, damasco, passas, tâmaras – que representam uma vida longa. Também uvas e romãs.

Dizem que aves não são recomendadas porque ciscam e jogam terra para trás - que lembram retrocesso. Já o boi, carneiro, javali e, sobretudo, porco, que fuçam e jogam terra para frente – simbolizam força, progresso e virilidade.

- ENTRADAS
Rolinho de presunto com abacaxi ou melão
Batata assada com bacon
Mousse de tomate seco
Ovos recheados

- SALADAS
Salada da Prosperidade
Salada da Fatura
Salada da Riqueza

- CARNES
Lombo de porco com ervas
Tender à Virgínia
Filé Mingnon recheado
Pernil com batatas caramelizadas

 

- ACOMPANHAMENTOS
Arroz de reveillon
Pudim de palmito e queijo com abobrinha
Farofa de cenoura com passas
Purê de maçãs verdes
Massa tricolore com beringela, tomate fresco e rúcula


- DOCES
Pudim de nozes
Sobremesa Uvas D’Itália
Torta de damasco com amêndoas
Serenata de Réveillon

- BEBIDAS
Melão à Reveillon
Coquetel Reveillon
Lobby lounge martini
Loira aveludada

 

 

Fonte squidoo

Mas também valem whisky, champagne, cervejas, vermute, batidas. . . Quem manda é a vontade dos festeiros. . . Por favor, não esqueçamos da água e dos refrigerantes, pois nem todos são fiéis aos princípios… Rsrsrsr. . .

Tudo o que foi dito nas festas de Natal, eliminando do cardápio só as aves, valem também para a de passagem de ano, como: hotéis,  chácaras que de para pernoitar com infra-instrutora, piscina e churrasqueira, restaurantes, jantar romântico a dois, e a temida festa da empresa!

 

E você acha o que de tudo isso?

Boas festas!

 

Fonte das imagens, meramente ilustrativas: google imagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


nove + 3 =